Novembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Você sabia?
O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece anualmente no mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata e estima-se que ainda em 2018 serão diagnosticados mais de 68 mil novos casos da doença.
Alguns sintomas que podem ser destacados são:
dor óssea;
dores ao urinar;
vontade de urinar com frequência;
presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
As chances de cura aumentam quando a doença é detectada logo no início, por isso o exame é fundamental já que o câncer é uma doença silenciosa e na fase inicial não apresenta nenhum destes sintomas.
É importante ficar atento aos grupos de risco:
histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
obesidade;
sedentarismo.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
A rede pública de saúde (SUS) oferece diversos exames e preventivos para os homens. Nos postos e hospitais, eles podem realizar testes e consultas para verificar o estado da saúde e receber recomendações de como ter uma vida saudável.
A FEESC apoia esta causa, nós acreditamos que a prevenção é o melhor cuidado.
Fontes: Sociedade Brasileira de Urologia, Ministério da Saúde, Portal da Urologia, Inca.
Comments