Timoneiro

Este projeto desenvolvido em parceria com servidores públicos com larga experiência na gestão do Movimento Econômico Municipal, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta capaz de ampliar a gama de declarações da DIME (Declaração do ICMS e Movimento Econômico) das empresas do município.

Foram levantadas as dificuldades na execução do trabalho realizado por gestores e técnicos do setor, onde equipes reduzidas precisam trabalhar com uma massa gigantesca de dados e informações com o intuito de notificar e emitir recursos administrativos para fins de ajustes no Valor Adicionado municipal, principal índice na composição do valor do IPM.

A principal funcionalidade do sistema é proporcionar a manipulação e cruzamento das informações constantes nas declarações feitas pelas empresas do município.

Reconhecendo estes problemas, o sistema proporciona a manipulação e cruzamento das informações constantes nas declarações feitas pelas empresas do município, dando agilidade à mineração dos dados e fornecendo a informação que o gestor do Movimento Econômico precisa para tomar decisões e ajustar o valor adicionado gerado no município.

Um total de 25% da arrecadação do ICMS arrecadado pelo estado pertence aos municípios. Para muitos municípios, este repasse acaba sendo a parte mais expressiva da receita.

Destes 25%, 15% são distribuídos de forma igualitária para todos os municípios, sendo o restante distribuído conforme apuração de Indices de Participação (IPM). Desta forma, o índice Valor Adicionado é fator determinante para aumento no repasse dos valores de ICMS, pois corresponde a 85% do valor do índice de participação.

  • FEESC Blumenau

Rua Iguaçu, 209 - Estúdio 03 - 89030-030. Itoupava Seca - Blumenau/SC

Contato: (47) 3380-4150

  • FEESC Florianópolis

Rua Delfino Conti, s/n - 88040-370. Trindade - Florianópolis/SC

Contato: (48) 3231-4400

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon