TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E RESULTADOS

A serviço dos municípios catarinenses

Criado para a gestão do movimento econômico dos munícipios catarinenses, o TIMONEIRO é uma ferramenta tecnológica e inovadora. Ajustável à realidade de cada cidade, permite identificar o perfil do contribuinte, potencializar as ações da gestão e aumentar os valores repassados ao município por parte do estado, referente ao ICMS.

O QUE É?

Uma plataforma para gestão das informações, especializada no Movimento Econômico do Estado de Santa Catarina, capaz de otimizar a fiscalização e auditoria de informações, sejam estas declaradas pelos contribuintes ou mesmo disponibilizadas pelo governo do estado.

NOSSOS OBJETIVOS

1.

2.

3.

Como ferramenta de auditoria, tem como objetivo auxiliar o Movimento Econômico Municipal durante o período de apuração do valor adicionado, para determinar o índice de participação do município referente aos valores que este receberá por meio do repasse do Estado sobre a arrecadação do ICMS.

Como ferramenta educação fiscal, sendo possível realizar ações de correção das informações declaradas pelos contribuintes durante o ano corrente, protegendo o valor adicionado municipal e reduzindo o volume de trabalho em períodos de apuração do índice.

Como ferramenta de gestão para Administração Pública Municipal e ações de Desenvolvimento Econômico, transformando dados em informações consolidadas e munindo o administrador para que tome as decisões corretas para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

COMO FUNCIONA?

Por meio do sistema SAT (Sistema de Administração Tributária), da Secretaria da Fazenda do Estado, o município, através da nomeação de um servidor público, tem acesso à base de dados que o Estado disponibiliza aos municípios para fazerem a apuração do Movimento Econômico.

 

Fica à disposição do município dados como listagem dos contribuintes, dos contadores, das Declarações do ICMS e Movimento Econômico (DIME) do município e dos conhecimentos eletrônicos de frete.

O módulo de importação do sistema Timoneiro fornece ferramentas para importação e transformações destes dados, gerando as seguintes fontes de informação:

  • Base de dados dos contribuintes, contadores e endereços;

  • Base de dados das atividades econômicas (CNAE):

  • Base de dados das Declarações do ICMS e Movimento Econômico (DIME) mensais e anuais;

  • Base de dados dos conhecimentos eletrônicos de frete;

  • Relatório contendo listagens dos ajustes automáticos do cálculo VA, assim como informações dos ajustes manuais (como recursos).

TEMOS POR OBJETIVO

MAXIMIZAR O VALOR ADICIONADO DO MUNICÍPIO

O Timoneiro trata os dados fornecidos pela secretaria da fazenda do estado, que são envidados em forma de arquivo. Este arquivo é processado pelo Timoneiro tornando-o legível para os fiscais.

Após a importação dos dados declarados para a base de dados, o sistema realiza os cálculos necessários para se chegar aos valores:

  • Valor Adicionado Original;

  • Valor Adicionado Final;

  • Valor Adicionado Municipal.

O sistema Timoneiro fornece ferramentas de inteligência de negócio, por meio da coleta, organização e monitoramento das informações para suporte a gestão do movimento econômico municipal.

 

É um sistema customizável, que permite a incorporação de outras bases de dados, além da DIME, sejam da esfera municipal, estadual ou federal.

SIMPLIFICA A OBTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO CONTRIBUINTE.

 

AUMENTA O VALOR REPASSADO AO MUNICÍPIO REFERENTE À ARRECADAÇÃO DO ICMS PELO ESTADO.

 

MITIGA ERROS DE REGISTRO EM ANOS POSTERIORES, IDENTIFICANDO E ORIENTANDO CONTADORES QUANDO PROBLEMAS SÃO IDENTIFICADOS.

 

GERENCIA O PERFIL ECONÔMICO DO MUNICÍPIO, MELHORANDO O DESEMPENHO DA GESTÃO.