
TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E RESULTADOS
A serviço dos municípios catarinenses
Criado para a gestão do movimento econômico dos munícipios catarinenses, o TIMONEIRO é uma ferramenta tecnológica e inovadora. Ajustável à realidade de cada cidade, permite identificar o perfil do contribuinte, potencializar as ações da gestão e aumentar os valores repassados ao município por parte do estado, referente ao ICMS.
O QUE É?
Uma plataforma para gestão das informações, especializada no Movimento Econômico do Estado de Santa Catarina, capaz de otimizar a fiscalização e auditoria de informações, sejam estas declaradas pelos contribuintes ou mesmo disponibilizadas pelo governo do estado.
NOSSOS OBJETIVOS
1.
2.
3.
Como ferramenta de auditoria, tem como objetivo auxiliar o Movimento Econômico Municipal durante o período de apuração do valor adicionado, para determinar o índice de participação do município referente aos valores que este receberá por meio do repasse do Estado sobre a arrecadação do ICMS.
Como ferramenta educação fiscal, sendo possível realizar ações de correção das informações declaradas pelos contribuintes durante o ano corrente, protegendo o valor adicionado municipal e reduzindo o volume de trabalho em períodos de apuração do índice.
Como ferramenta de gestão para Administração Pública Municipal e ações de Desenvolvimento Econômico, transformando dados em informações consolidadas e munindo o administrador para que tome as decisões corretas para o crescimento e desenvolvimento da cidade.
COMO FUNCIONA?
Por meio do sistema SAT (Sistema de Administração Tributária), da Secretaria da Fazenda do Estado, o município, através da nomeação de um servidor público, tem acesso à base de dados que o Estado disponibiliza aos municípios para fazerem a apuração do Movimento Econômico.
Fica à disposição do município dados como listagem dos contribuintes, dos contadores, das Declarações do ICMS e Movimento Econômico (DIME) do município e dos conhecimentos eletrônicos de frete.
O módulo de importação do sistema Timoneiro fornece ferramentas para importação e transformações destes dados, gerando as seguintes fontes de informação:
-
Base de dados dos contribuintes, contadores e endereços;
-
Base de dados das atividades econômicas (CNAE):
-
Base de dados das Declarações do ICMS e Movimento Econômico (DIME) mensais e anuais;
-
Base de dados dos conhecimentos eletrônicos de frete;
-
Relatório contendo listagens dos ajustes automáticos do cálculo VA, assim como informações dos ajustes manuais (como recursos).
TEMOS POR OBJETIVO
MAXIMIZAR O VALOR ADICIONADO DO MUNICÍPIO
O Timoneiro trata os dados fornecidos pela secretaria da fazenda do estado, que são envidados em forma de arquivo. Este arquivo é processado pelo Timoneiro tornando-o legível para os fiscais.
Após a importação dos dados declarados para a base de dados, o sistema realiza os cálculos necessários para se chegar aos valores:
-
Valor Adicionado Original;
-
Valor Adicionado Final;
-
Valor Adicionado Municipal.
O sistema Timoneiro fornece ferramentas de inteligência de negócio, por meio da coleta, organização e monitoramento das informações para suporte a gestão do movimento econômico municipal.
É um sistema customizável, que permite a incorporação de outras bases de dados, além da DIME, sejam da esfera municipal, estadual ou federal.
SIMPLIFICA A OBTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO CONTRIBUINTE.
AUMENTA O VALOR REPASSADO AO MUNICÍPIO REFERENTE À ARRECADAÇÃO DO ICMS PELO ESTADO.
MITIGA ERROS DE REGISTRO EM ANOS POSTERIORES, IDENTIFICANDO E ORIENTANDO CONTADORES QUANDO PROBLEMAS SÃO IDENTIFICADOS.
GERENCIA O PERFIL ECONÔMICO DO MUNICÍPIO, MELHORANDO O DESEMPENHO DA GESTÃO.