Sistema de Administração Tributária e Urbana

O SIATU (Sistema de Administração Tributária e Urbana) foi desenvolvido para atuar como sistema de operações e de gestão tributária do Município de Blumenau. Para isso, conta com módulos que proporcionam inclusive a composição do fato gerador dos tributos municipais.

Dentre os módulos mais abrangentes do sistema SIATU, está o módulo de Receitas Municipais, responsável pelas configurações do Créditos Tributário e Créditos não Tributários. Trata-se da emissão, registro, atualização e correção dos valores gerados pelo município. 

O módulo de Arrecadação é responsável pela gestão de recebimento dos valores oriundos do crédito tributário e não tributário.

Isso é feito através de gestão da carteira de cobrança, integração com arquivos bancários, controle e operações de baixa de débitos, emissão de certidões e integração com sistema contábil.

Já nos módulos Mobiliário e Imobiliário o sistema mantém os registros dos munícipes e dos imóveis da cidade, sendo fonte de informações para aplicação do fato gerador  e base de cálculo para os créditos gerados.

A execução deste projeto nos proporcionou amadurecimento como fornecedores de serviço de desenvolvimento de software, proporcionando a oportunidade de desenvolver funcionalidades que são utilizadas por milhares de pessoas por dia, tanto funcionários públicos quanto cidadãos, através de serviços disponíveis a população municipal.