Laboratório de Mecanização Agrícola

O Núcleo de Máquinas e Mecanização Agrícola (NMMA) da Universidade Federal de Santa Catarina é um grupo de pesquisas vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC, onde são feitos trabalhos focados na mecanização agrícola para contribuir na pesquisa e desenvolvimento de ciências agrárias, área na qual já foram publicados resultados agregadores.

  • Laboratório de mecânica, motores e máquinas - LABOMEC

  • Laboratório de instrumentação agrícola - LAIA

  • Laboratório de mecanização agrícola - LABOMEA

  • Laboratório de desenvolvimento de máquinas - LADEMAQ

  • Estação de fontes alternativas de energia - EFAE.

Infraestrutura

O NMMA, conta com um laboratório de mecânica, motores e máquinas; um laboratório de instrumentação agrícola; e o laboratório de mecanização agrícola, equipados com máquinas, implementos e instrumentos de medição que proporcionam a realização de diversos projetos.

Projetos de Extensão

 

  1. Capacitação e treinamento de operadores de máquinas e implementos em Santa Catarina: Com as ações deste projeto, pretende-se melhorar a qualidade da mão-de-obra dos operadores de máquinas e fazer recomendações práticas de redução de consumo de combustível, melhorias na manutenção, redução da compactação do solo, redução de contaminação ambiental e redução de custos.

  2. Assistência técnica em mecanização agrícola para usuários de máquinas e implementos nos municípios de Santa Catarina: Realizadas palestras ou visitas técnicas voltadas à mecanização agrícola. As comunidades atendidas mostraram interesse em cursos de capacitação de operadores de máquinas agrícolas.

  3. Integração entre gestão e educação ambiental em escolas públicas de Florianópolis: Este projeto foi elaborado no intuito de orientar os alunos de escola municipal de Florianópolis, a importância da gestão ambiental, seletividade do lixo, fontes de energia, diminuindo o descarte incorreto de sobras residuais orgânicas.

Pesquisas:

  1. Avaliação e adequação de semeadora para plantio direto de cebola (Allium cepa) na região de Ituporanga/SC: Este trabalho buscou avaliar o desempenho de uma semeadora de cebola, propondo ajustes, adaptações e alterações, de modo a atender a demanda por máquinas adequadas às evoluções do sistema de cultivo e as necessidades dos produtores.

  2. Desenvolvimento e instrumentação de uma bancada para ensaio de mecanismos dosadores de máquinas agrícolas: O objetivo deste trabalho foi desenvolver e instrumentar uma bancada de ensaio para analisar em laboratório o desempenho de uma semeadora-adubadora de precisão para a cultura do milho.

  3. Variabilidade espacial de atributos químicos e físicos do solo e suas relações com desenvolvimento, produtividade de milho e custos: Este trabalho teve como objeti vo estimar a variabilidade espacial de atributos físicos do solo e suas relações com desenvolvimento da lavoura de milho, sua produtividade e custos.

Saiba mais:

fernando.bauer@ufsc.br

alberto.nagaoka@ufsc.br

  • FEESC Blumenau

Rua Iguaçu, 209 - Estúdio 03 - 89030-030. Itoupava Seca - Blumenau/SC

Contato: (47) 3380-4150

  • FEESC Florianópolis

Rua Delfino Conti, s/n - 88040-370. Trindade - Florianópolis/SC

Contato: (48) 3231-4400

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon